Erro na página

A nossa rede de distribuição não chega ao Internet Explorer.

Aceda com: Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Safari.

Portgás descarbonização

03 junho 2024

Portgás e o gás nas notícias

 

Conheça as notícias publicadas nos meios de comunicação social sobre a Portgás e a rede de distribuição de gás.

 

A Portgás e a rede de distribuição de gás a caminho da descarbonização: a transição do fóssil para o renovável.

 

 

Conselho da UE aprova medidas para facilitar integração de gases renováveis e hidrogénio verde no mercado de gás

"As novas regras vão ajudar a fazer a transição para gases renováveis e com baixo teor de carbono, em especial o hidrogénio, no sistema energético, com vista a alcançar os objetivos de descarbonização da UE.

A fim de garantir a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis, os contratos de longo prazo para o gás fóssil deixarão de ser celebrados a partir de 2049. Será também criado um mecanismo voluntário para apoiar o mercado do hidrogénio durante cinco anos."

 

Conselho da UE aprova medidas para facilitar integração de gases renováveis e hidrogénio verde no mercado de gás  | Portal Ambiente Online

 

Já são conhecidos os melhores Contact Centers em Portugal

"A Associação Portuguesa de Contact Centers (APCC) entregou recentemente os prémios Best Awards 2024 numa cerimónia que decorreu no Centro de Congressos do Estoril, em Lisboa.

"Os prémios GOLD foram atribuídos por categorias:

REN Portgás, que recebeu dois prémios (Energia e Melhor Contact Center < 100 Agentes);"

"Estes troféus, com periodicidade anual, visam distinguir as organizações que mais se destacaram pela implementação e adopção de boas práticas organizacionais na actividade de Contact Centers em Portugal, quer ao nível da gestão estratégica, operacional e tecnológica, quer ao nível do capital humano, contribuindo para a dignificação e valorização do sector."

 

Já são conhecidos os melhores Contact Centers em Portugal | Human Resources

 

Descarbonização: a solução não passa pela eletrificação, mas por soluções híbridas

"As soluções eletrificadas (como as bombas de calor elétricas ou os sistemas fotovoltaicos) desempenham um papel predominante, ainda assim, não é razoável nem viável querer descarbonizar as instalações térmicas apenas através da sua eletrificação.
Dependendo do tipo de instalação ou de utilização, e da zona climática envolvente, pode ser necessário utilizar sistemas de combustão, de forma exclusiva ou em combinação com bombas de calor."

 

"Neste contexto, as soluções híbridas, compostas por bomba de calor e caldeira de condensação, são uma ótima opção em termos de instalação, de economia de energia e de conforto."

 

"A solução híbrida caldeira/bomba de calor é popular em muitos países europeus e está a tornar-se uma solução chave no processo de descarbonização energética da UE. Em Portugal, as zonas com clima mais frio serão as que terão maior penetração de soluções híbridas. Tipicamente, nas geografias com clima ameno não é muito comum encontrar residências com instalações de aquecimento centralizadas. Mas nas regiões do centro e do norte, onde existe uma maior tendência para a centralização, as instalações híbridas desempenharão um papel fundamental na renovação energética nos próximos anos."

 

"Não podem, nem devem, existir soluções fechadas. A revolução energética que a UE está a implementar com vista a alcançar a neutralidade energética até 2050 envolve uma grande reforma baseada na eletrificação das instalações de aquecimento e de AQS. No entanto, nem todas as instalações estão preparadas para migrar totalmente para outras tecnologias, como as bombas de calor, quer devido às características do local, quer devido ao consumo exigido.
Uma instalação deve ser dimensionada de forma a ser capaz de manter o serviço nas condições mais desfavoráveis. Dependendo da zona climática, do tipo de edifício considerado e das suas necessidades térmicas, a substituição de uma caldeira obsoleta por uma caldeira de condensação pode ser a opção mais lógica (proporcionando poupanças energéticas na ordem dos 25-30% devido à maior eficiência do equipamento considerado)."

 

Descarbonização: a solução não passa pela eletrificação, mas por soluções híbridas  | O Instalador

 

Clientes com tarifa social de gás natural podem trocar de esquentador com comparticipação de 75%

"Acaba de ser lançado o programa ‘Troca de Esquentadores’, ação que permite aos consumidores economicamente vulneráveis da área de concessão da Portgás candidatarem-se a uma comparticipação de 75% para a instalação de um esquentador eficiente.

Esta iniciativa é financiada no âmbito da 7.ª edição do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). O PPEC apoia projetos que contribuam para uma maior eficiência energética e inclui, pela 1.ª vez, medidas de eficiência no consumo do gás natural."

 

Clientes com tarifa social de gás natural podem trocar de esquentador com comparticipação de 75% | Minho Digital