A nossa rede de distribuição não chega ao Internet Explorer.
Aceda com: Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Safari.
A nossa rede de distribuição não chega ao Internet Explorer.
Aceda com: Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Safari.
Particulares
Negócios
Indústria
Profissionais
24 março 2021
A Portgás está a estudar a viabilidade técnica da injeção de hidrogénio (H2) na sua rede de distribuição de gás, com o apoio especializado do INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial.
A injeção de hidrogénio verde, com o objetivo de promover a descarbonização do consumo de gás natural, depende da exequibilidade técnica e da compatibilidade com a rede de distribuição já existente.
O estudo contempla a avaliação do impacto da receção do hidrogénio na corrente de gás nas redes de distribuição da Portgás (ao nível de materiais, processos de queima e condições de segurança e operacionais), nos diversos níveis de pressão.
A equipa do INEGI vai também averiguar o risco de fugas, as condições de queima (incluindo a velocidade de propagação de chama), a odorização do gás, bem como o efeito nos materiais da rede e a sua potencial deterioração.
O projeto insere-se na estratégia de Descarbonização e Digitalização dos ativos de distribuição da Portgás, assente na redução de emissões de gases de efeito estufa e compromisso com a descarbonização do setor. Nesta estratégia é dada prioridade a estudos na área da viabilização da injeção de gases renováveis na rede de gás do Grupo REN, no reforço do seu papel de operador, sem qualquer participação em investimentos ou interesses de produção de gás.
Projeto de injeção de gases renováveis nas redes de distribuição.
Iniciativa constitui um dos maiores projetos de biometano em desenvolvimento a nível nacional.
Arrancou o estudo para injeção de biometano na rede de distribuição de gás.
a carregar informação...