A nossa rede de distribuição não chega ao Internet Explorer.
Aceda com: Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Safari.
A nossa rede de distribuição não chega ao Internet Explorer.
Aceda com: Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Safari.
Indústria
A nossa experiência de mais de 25 anos no mercado permite-nos disponibilizar equipas técnicas para acompanhamento de estudos energéticos, facultando informação sobre o traçado de rede de gás natural.
Realizamos projetos de desenvolvimento da rede para proporcionar a mais empresários do setor industrial as vantagens do gás natural: uma energia mais económica e limpa que contribui para tornar as empresas mais competitivas.
Não havendo rede de distribuição ou ramal de ligação, deverá pedir um acesso à rede.
A ligação da instalação à rede secundária de gás natural - troços de redes e ramais - deve ser construída tendo em consideração as Soluções Técnicas Normalizadas aplicáveis e a Potência Requisitada pelo Cliente. A Portgás tem como pressão garantida para abastecimento 300 mbar.
A ligação à rede obriga ao pagamento de um ou mais dos seguintes encargos:
encargos inerentes à construção da infraestutura de ligação, para uso exclusivo ou partilhado;
encargos com os estudos efetuados;
eventuais encargos com a alteração de ligações já existentes.
Quando se demonstrar necessária a alteração do ramal de ligação existente, haverá uma comparticipação por parte do cliente nos custos das ações necessárias à alteração.
De acordo com o Regulamento das Relações Comerciais publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), os encargos com a ligação à rede de instalações com consumo anual superior a 10 mil m3 são objeto de orçamento a apresentar pela Portgás. O método de cálculo poderá ser consultado no site da ERSE.
Os valores dos encargos com a rede a construir definidos pela ERSE para o ano gás 2021-2022 são os seguintes:
Após a entrega da documentação e pagamento dos encargos de acordo com o orçamento apresentado, para a concretização da ligação à rede será necessário garantir:
Sobre a ligação à rede da Portgás
Recebido o pedido de ligação à rede, a Portgás efetuará os estudos necessários e apresentará, num prazo a acordar com o requisitante, um orçamento dos encargos para a construção da infraestrutura de ligação.
O documento referirá, também, as condições técnicas de ligação:
caudal máximo disponível (N m3/h);
extensão das tubagens e respetivos diâmetros;
identificação do ponto de ligação à rede.
A construção da infraestrutura será assegurada pela Portgás.
Para clientes com consumos acima de 10.000 m3/ano, e mediante acordo entre as partes, a construção poderá ser assegurada pelo cliente, devendo ser selecionada para a realização dos trabalhos uma entidade credenciada pela Portgás para o efeito. A Portgás não cobra qualquer custo pela realização de estudos para orçamentação.
Sem prejuízo da fiscalização pelas entidades competentes, a Portgás pode inspecionar tecnicamente a construção dos elementos necessários à ligação, promovida pelo requisitante, e solicitar a realização dos ensaios que entenda necessários, nos termos previstos na legislação e regulamentação vigentes.
As manobras de colocação em carga dos elementos necessários à ligação que venham a ser construídos são da responsabilidade da Portgás, depois de aceite por esta a obra de construção promovida pelo requisitante.
Contacte-nos: pedidosdeligacao@portgas.pt ou 222 426 200 / 808 100 900 (Atendimento ao Cliente, dias úteis, 9h-21h. Chamada para a rede fixa nacional, custo conforme tarifa do seu operador).